quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jornalistas anônimos

Boa noite.
Obrigado por me receberem nesta reunião.
Meu nome é Cesar.
Sou jornalista e há seis meses não consumo notícia.

Meu vício começou cedo.
Aos 10, fui apresentado ao JB.
Tutty, Castelinho, Zózimo.
Oldemário, Evandro e Fritz.

A notícia me pegou cedo.
No rádio de manhã com Haroldo.
Na TV com Leda Hoje, JN de noite...

Daí eu fui fundo neste mundo.
Logo estava lendo O Globo.
De vez em quando, sujava as mãos de azul com um Dia.

E tome Veríssimo, Gaspari, Ancelmo.
Apicius, Millor e Boechat.
Barbara, Dora, Cora e Da-nu-za.



Rapidamente lia cinco jornais por dia.
Consumia Folha. Conheci Simão.
Se o Estadão não chegasse, tinha síndrome de abstinência.
Gazeta Mercantil, Jornal do Comércio e Tribuna!
(Valeu pelo Valor?)

Trabalhar no ramo só piorou a situação.
Passei a correr atrás de furos,
buscar personagens,
ou ao menos uma boa história para contar a meu editor

Mas o fundo do poço foi essa internet.
A compulsão cresceu.
Todos os Times e Posts, Le Monde e Asahis a um clique.

ICQ, Messenger, Twitter.
Clique, clique.
Orkut, Facebook, iPhone.
Clique, clique.

Mas agora estou curado e não consumo mais notícia.
Não tenho e-mail, blog ou iPod,
não participo de redes socias nem tenho celular!

Ah, só mais uma coisa: às vezes eu minto um pouco...

3 comentários:

  1. Cesinha, eu adorei o seu texto. Delícia!
    Noemi.

    ResponderExcluir
  2. Ave, César! Muito inspirado o texto, prego! Ri, reli e ri de novo. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!!!!! Brilhante meu amigo!!! Como a Cel, li, reli e ri de novo! Mandei para uma galera aqui do trabalho. Acho que, como vc, sou irremediavelmente viciado...kkkkk

    ResponderExcluir

 
Load Counter
massage table